Lean Logistics aplicado na cadeia Hortícola

O conceito Lean é sucesso no mundo todo devido aos resultados apresentados na redução de perdas e geração de valor em diversas empresas e organizações. Um dos pontos diferenciados deste conceito é que todo o trabalho será realizado em todas as etapas da cadeia de abastecimento - do produtor ao consumidor final - com envolvimento direto de todos os que participam nessas etapas.Como inovação apresenta-se a utilização de ferramentas simples, rápidas, participativas, com baixo custo de investimento e que apresentam resultados expressivos.A principal ferramenta que será utilizada é o Mapa de Fluxo de Valor - MFV (Value Stream Mapping). Esta ferramenta é ideal para identificar o fluxo de produtos e de informações com a participação de todos os envolvidos na criação de valor da Cadeia Hortícola.A partir da elaboração do MFV outras ferramentas como: GEMBA (visitas direcionadas às etapas da Cadeia) e KAIZEN (propostas de melhorias) irão auxiliar na identificação de causas e melhorias.
Nombre completo
Lean Logistics
Ciudad de residencia
Sorocaba
País de residencia
Brasil
¿Con qué tipo de actor de identificás?
Estudiante
Contanos brevemente sobre vos
Tenho 33 anos de experiência na área de Supply Chain trabalhando em empresas multinacionais em diversos segmentos. Atualmente procuro expandir minha experiência atuando na área acadêmica como pesquisador. Minha linha de pesquisa trata da redução de perdas e desperdícios na cadeia de abastecimento de alimentos hortícolas. Meu trabalho está sendo desenvolvido no Laboratório de Aprendizagem em Logística e Transportes (LALT) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).Desde 1997, o LALT desenvolve atividades de pesquisa e ensino, formando pesquisadores e profissionais na área que hoje são especialistas, mestres e doutores, ocupando posições de destaque em instituições de ensino e pesquisa.O título de minha dissertação é "O uso de Lean Logistics na cadeia de abastecimento de alimentos - frutas, legumes e verduras". Os resultados obtidos até o momento, com este conceito inovador e simples, qualificam esta iniciativa como uma solução viável para o problema de perdas e desperdícios.
¿Qué reto aborda tu solución?
Desafío 1: Mejorar el acceso a mercados por parte de los productores hortícolas
Descripción de la problemática
Os volumes de produtos hortícolas produzidos na Argentina e a quantidade de mão de obra direta e indireta evidenciam a importância desse setor e a necessidade de reduzir perdas e desperdícios criando valor aos produtos. Avaliando as condições atuais, a falta de informação em toda a cadeia, surge como um dos principais problemas. Uma informação incorreta ou sua falta causam distorções entre a oferta e demanda, indefinições e inseguranças nas quantidades e tipos de produtos que serão cultivados, veículos e processos inadequados, excessivo tempo de espera entre as etapas da cadeia, estoques e manuseio desnecessários. A aplicação do conceito Lean na cadeia hortícola tem o propósito de criar um fluxo de materiais e informações envolvendo todas as etapas da cadeia e seus atores. Uma das características das ferramentas Lean que serão utilizadas, é seu fácil entendimento, rápida utilização e apresentação de resultados de forma simples, sempre com a participação de todos os atores da cadeia
Etapa ¿Cuál es el nivel de desarrollo de la solución?
Proyecto Piloto o Prototipo
¿En qué consiste tu solución? ¿Cómo podría mejorar el acceso a mercados por parte de los productores hortícolas?
A utilização do conceito Lean em diversos segmentos no mundo, se deve, principalmente, ao sucesso alcançado nas empresas automobilísticas japonesas com a redução de perdas e desperdícios através de ferramentas simples e com a participação dos envolvidos. A solução proposta consiste em definir claramente todas as etapas da cadeia de hortícola desenhando um Mapa de Fluxo de Valor (MFV), identificar seus atores e qual é a sua participação no processo, estabelecer um fluxo de informação e de produtos, programar visitas nas etapas da cadeia com o objetivo de identificar perdas, desperdícios e oportunidades de melhoria. Em paralelo, com as informações disponíveis se iniciam as negociações de planos de plantio, análise das demandas, interação entre produtores, varejistas, atacadistas e supermercados.Com as melhorias implantadas e os resultados obtidos, a visibilidade e a participação dos produtores diante do mercado terá um incremento significativo.O resultado esperado com a redução de perdas e a implantação de melhorias, é a redução dos custos de produção e vendas com um aumento do valor agregado dos produtos. Estes resultados tornam todas as etapas da cadeia mais competitivos e atraentes a novos mercados.Já as perdas inerentes ao processo e que não forem eliminadas podem ser informadas e aproveitadas em Bancos de Alimentos e Processos de Compostagem.Todas as informações serão disponibilizadas em um APP próprio para uso e disseminação das informações para toda cadeia.
Grupo de beneficiarios
Produtores hortícolas, varejistas, atacadistas, transportadoras, bancos de alimentos, processos de compostagem, #ODS12 - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis, mercados consumidores,
Resultados esperados a corto, mediano y largo plazo
CURTO PRAZORedução de perdas e desperdícios (30%)Envolvimento dos atoresMelhoria nos processosMÉDIO PRAZORedução de perdas e desperdícios (50% acumulado)Melhorias na análise de demandaMelhoria nos processosAdequação em transportes (Veículos)LONGO PRAZORedução de perdas e desperdícios (80% acumulado)Demanda ajustadaProcessos adequadosEliminação de tempos de espera e manuseio inadequadoEliminação de estoques intermediários
¿Por qué tu solución es innovadora?
Esta proposta é inovadora por se tratar de um conceito que envolve todas as pessoas convergindo no mesmo objetivo que é a redução de perdas e desperdícios de forma simples e sistêmica.As mudanças propostas pelo Lean são estruturadas em comportamentos e métodos, ou seja, sustentável e com baixo custo de implantação.
Equipo
Esta proposta prevê um trabalho individual, porém, em algumas atividades será necessário uma pessoa para auxiliar.Por exemplo: Nas visitas aos atores da cadeia, no jogo Beer Game e identificação das características para desenvolvimento do APP.Esta pessoa tem profundo conhecimento nas atividades desenvolvidas para implantação desta proposta, promovendo treinamentos, palestras e dinâmicas em grupos.
Cooperación con otros actores (otras organizaciones, aliados, etc)
Esta proposta prevê a utilização de know-how do LALT UNICAMP - Laboratório onde atuo como pesquisador e possível contratação de empresas especialistas no desenvolvimento de APP's.
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Lean Logistics aplicado na cadeia Hortícola"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Luis Antonio a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Lean Logistics aplicado na cadeia Hortícola"

#SinDesperdicioHortícola

Buscamos soluciones innovadoras para reducir las pérdidas de alimentos en la cadena hortícola de Argentina

Participar Propuestas